sábado, 17 de outubro de 2009

Sequestro Motivacional

Eu já tinha uma certa desconfiança disto, mas desta vez, mais atento a todos os reflexos, como um pesquisador observa sua cobaia em um experimento científico, constatei o efeito neutralizador do desejo de emagrecer, provocado pela ansiedade.
De uma forma imperceptível, a ansiedade cresce, provocada por circunstâncias alheias à própria vontade. É como uma anestesia em doses homeopáticas, que vão sedando a motivação de continuar avançando nos propósitos definidos de perda de peso.
Por mais que exista uma definição concreta no conhecimento dos benefícios de avançar emagrecendo, e dos prejuízos em estabilizar ou retroceder no processo, a mente parece que fica boba e insensível aos apelos do propósito. Eu chamaria estes momentos de "sequestro motivacional", que é quando as preocupações com o momento, ou o futuro, impõe um desvio da atenção e prioridades para os fatos em questão. É aí que o Gordo se aproveita.  Furtivamente, como se perdesse-mos o controle da própria sombra, ele se manifesta com liberdade para compensar a dor da ansiedade com comida. Ficamos amarrados, e assistimos a festa da intemperança, não com conivência, auto-piedade ou cumplicidade, mas com uma sensação de profunda impotência diante das circunstâncias. Já vi este filme inúmeras vezes, e não será a última vez que terei ansiedade por algum problema real ou imaginário.
Agora tudo é diferente, pois conhecer as estratégias do Gordo é o início da resolução dos problemas. Se a ansiedade me anestesia, e me faz focar nas soluções ou conseqüências dos problemas cotidianos, tirando minha prioridade da meta de emagrecer, ou não engordar, eu aumento a visibilidade do Gordo, como se expusesse a vergonha do seu egoísmo, imprudência e instabilidade. Posso fazer isto através do Blog, da conversa com amigos, médico, conjuge ou quaquer meio que dê visibilidade ao fato.  Quanto mais claro ficar a exposição da fraqueza, mais constrangimento se impõe a manifestação do Gordo, afinal, a estratégia dele é não ser visto, e quanto mais exposto, mais evidente fica a sua culpa. E culpa é suave quando é privada. Somos muito orgulhosos para encarar a culpa pública. Portanto, não tenho mais medo de admitir fraquezas, mas faço disto uma ferramenta de auto-constrangimento, e isso é melhor do que ficar amarrado dentro de um cativeiro mental, enquanto o Gordo negocia o resgate em calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário