sábado, 30 de janeiro de 2010

O Efeito Senior




Vivi nos meses de novembro, dezembro e janeiro uma síndrome inesperada, a qual batizei de "Efeito Senior". Senior é parte do nome do nosso novo produto, no qual há 6 meses estamos trabalhando. 
O nome da síndrome não foi necessariamente atribuída por causa do nome do produto, mas com certeza teve alguma influência. Esta síndrome teve características únicas, e nunca vistas em meu comportamento. 
Tomando a palavra Senior como característica de maturidade e experiência, senti uma grande necessidade de corresponder a exigência das circunstâncias profissionais que envolviam tal lançamento.
De forma recorrente, um sentimento refratário a tudo aquilo que envolvia banalidades e comprometimentos adversos ao foco profissional, me invadia constantemente. O que me fazia um escravo da determinação de fazer com que tudo desse certo no projeto Senior.
Antagonicamente, aquilo que era obsessão por um lado, me levou a descartar alguns comprometimentos pelo outro, e fiquei 3 meses a mercê de um gordo oportunista e liberado.
Todas as vezes que pensava no blog e no projeto "Eu e o Gordo", sentia o risco de me desconcentrar do foco do projeto "Senior". Afinal, quem consegue canalizar todas as forças psíquicas para um projeto e ainda impor restrições e auto-controle contínuo por outro? Talvez este fosse um pensamento mais típico do gordo, mas era razoável entender que a defesa da estrutura emocional é tão importante quanto aos resultados que se buscam, e eu não conseguia medir as consequências de assumir todas estas pressões. 
Sinto que me aproximo de momentos mais relaxados, independentemente de exigirem muita responsabilidade, mas por certo terei uma agenda de tarefas muito mais reduzida.
Estou lendo o livro "O ano do pensamento mágico" de Joan Didion, e mais uma vez confirmo minha tese, quando ela cita em seu livro as seguintes frases - "Informação é controle" e "A vida se transforma rapidamente. A vida muda num instante. Você se senta para jantar, e aquela vida que você conhecia acaba de repente" . 
Estou convencido que uma nova fase chegou na minha vida, e a prova disto é que pela primeira vez, um controle absolutamente autônomo, não me fez engordar mais do que 20% do que tinha emagrecido (apenas 2,5 kilos dos 16 perdidos). Todas as vezes que consegui um resultado relevante, voltei a ganhar tudo de novo, e até mais ainda. Atribuo isto a diferença no método de motivação, que estabeleceu mecanismos resistentes às mudanças do hábito.
Agora estou me preparando para esta nova fase, e continuarei dando notícias de todo o progresso. Aliás, eu lí o livro "Introdução a teoria dos jogos" de FABIO A. C. C. CHALUB do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Universidade de Lisboa, e tenho algumas aplicações interessantes em relação ao jogo "Dilema dos Prisioneiros" e a minha relação estratégica com o Gordo. Aguarde na próxima postagem.

  

2 comentários:

  1. Paulo, nao te desanimes, a nossa luta e diaria...eu tbm sou comedora compulsiva e cada dia tenho que lutar como vc com ¨o gordo¨ que esta instalado dentro da gente...cada vez que me desanimo vejo un documental..."peso meia tonelada" me ajuda porque passo a tempo todo dizendo nao ficarei assim...nao ficarei assim... me animo cobro forças e sigo adiante te deixo o link se vc quer dar uma olhada...esta em espanhol mais as imagens dizem tudo..muita força... http://www.megavideo.com/?v=LTU65DST

    ResponderExcluir
  2. Paulo, desistiu do blog???
    achei um novo método de emagrecimento na Internet, se chama método Gabriel, to fazendo faz umas 5 semanas e emagreci 5 quilos. da uma olhada nos vídeos em youtube. vale a pena, não e uma dieta, parece um milagre mais funciona mesmo. o ideal e ler o livro, eu tenho em pdf, mais esta em espanhol, não sei se tem em português na internet, de todas maneiras se vc quiser te mando por email.
    fher_madri@hotmail.com
    animo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir