domingo, 11 de outubro de 2009

Forca de Vontade (A falta do cedilha não é erro ortográfico)

Já há tempo, eu queria abordar um assunto que me fez queimar muitos dos meus gordos neurônios -- A força de Vontade.
Posso entender a necessidade de se identificar o esforço para provocar uma mudança com um título de "efeito metafórico". "Força de Vontade" exibe uma metáfora para a ação engendrada pelo desejo de mudar. Mas o que me faz refletir, é que não consigo conceber força que se possa fazer, sem desejar o suficiente. Para mim, a intensidade da vontade é totalmente proporcional a do desejo. Não há força psicológica sem motivos, portanto: mudança = vontade = desejo = motivos.
Se não houver uma sustentação da base da vontade, com motivos substanciais ou sensibilizadores, menor será o desejo, a vontade, e a mudança.
Tenho provocado a minha base emocional com conhecimentos, que ao contrário de demonstrarem força, estão demonstrando novas perspectivas de motivação.
Eu resumiria esta experiência ao exemplo de uma pessoa que, uma vez mudando para outra cultura, se vê obrigada a admitir mudanças para sustentar o relacionamento social e profissional. Ela precisa destruir conceitos e eliminar pré-conceitos, antes de conseguir promover mudanças de comportamento.
Enfim, em que você acredita, é o lhe move à ação. Alguns mudam, outros morrem. É uma escolha.
Fico com pena das pessoas que vivem de frustração em frustração, se lançando ao efeito metafórico da "força de vontade". Muito cedo descobrem que sua base de motivação é insustentável, e não desejam a mudança suficientemente como pensam querer. A não ser que deixem a hipocrisia de lado, terão que reconstruir a base da vontade com novas motivações, fortes o suficiente para a mudança que afirmam querer, ou aceitar que, o que querem mesmo, é que tudo fique como está.    

Um comentário:

  1. Nossa! Eu tenho que dizer uma coisa: MEUS PARABÉNS!
    Parabéns pela sua Força de Vontade!
    Parabéns pelso 6 kg perdidos!
    Parabéns por continuar na luta!
    Parabéns por escrever LINDAMENTE!
    Continue...Continue...Não desista!Que o meu comentário possa ser uma brisa de ar fresco na sua luta vitoriosa! Acredite, continue sonhando!E tenha a certeza de que adicionarei seu blog as meus favoritos...Se possível for, por favor, dê uma olhadinha no meu blog...E se quiser se "ajuntar" na minha luta também...Vc é muito bem-vindo!
    Vitória a nós todos!
    abraços!

    ResponderExcluir