sábado, 15 de agosto de 2009

A Força da Mente

Assisti a um documentário do History Chanel, sobre o funcionamento da mente humana. Eles mostraram a importância da amígdala (Aquela que existe no cérebro e não a tonsila palatina) na manifestação autonoma do mêdo, do pânico e da compulsão. Muitas vezes as informações não chegam a ser processadas pelo córtex cerebral (principalmente o neo córtex) e a reação física é orquestrada pela amígdala, provocando, além de impulsos nervosos, a produção de neurotransmissores e hormônios que colocam o organismo em prontidão para atacar ou defender-se.
No treinamento da Forças Especiais da Marinha Americana existem 4 técnicas básicas para se desenvolver força e resistência mentais, disciplinado a atitude coerente, independente dos níveis de pressão, são elas:
1.Fixação de Metas
Quanto mais bem definidas são as metas, mais força existe na ação da vontade.
2.Visualização Mental
É um preparo antecipado, uma projeção do perigo, da ameaça, do desafio, do risco, antes que eles cheguem. Visualizar a superação de um problema, já é parte da vitória.
3.Conversa Interna
Podemos alimentar nossas dúvidas e anseios com palavras positivas ou não. Geralmente não reprimimos as centenas de palavras, que falamos em nossas mentes. Mas o exercício de se concentrar em expressões verbais positivas, diminui o espaço de conjecturas negativas. Observe, não é a magia da palavra na mente e sim um arejamento da mente por predominancia de boas palavras.
4.Controle da Excitação
Exercícios físicos constantes, com respiração lenta e profunda, nos capacitam a exercer uma reação mais controlada, quando chega a hora de enfrentar os desafios.
Baseado nessas premissas, decidi adotar este método para disciplinar a minha relação com o Gordo compulsivo que existe dentro de mim, e começarei por estabelecer algumas metas pessoais:
1. Estou definindo com autoridade, antecipadamente, o cardápio do meu almoço e jantar durante a semana. E estabelecendo os limites de risco dos fins de semana (festas, visitas, saídas com a família, viagens, etc)
2. Vou passar a identificar os principais momentos onde o Gordo aparece para influenciar a minha vontade, e estudar sua estratégia de persuasão. Quero prever perfeitamente qual será sua estratégia, em cada circunstância do meu dia.
3. Vou implementar todas as atividades que o silenciam. Se existir uma voz interna, essa será a minha.
4. Vou definir um prazo para emagrecer 10% do meu peso (31 de Dezembro de 2009) e decidir então se faço ou não a cirurgia bariátrica (Não se preocupem, não é uma eutanásia, o Gordo resiste a isto também).

Através destas metas pretendo combater este gordo pervertido, que já me fez comer, agora pela manhã, dois sanduiches de pão integral com passas e canela, recheados com mel, vindo do Espírito Santo, que a minha sogrinha gentilmente me presenteou para ajudar a combater a gripe, mas quem usa é ele. E mesmo assim, quando minha esposa acordou, esse gordo me fez ser cínico o suficiente para aceitar outro sanduiche, este agora de pão integral com ameixa preta, acompanhado de leite de soja com sabor de frutas (Altas Calorias "saudáveis", mas isto é outro assunto).

Já que está calmo por aqui, e ele me parece adormecido (deve estar assistindo a série "Chefe em Domicílio" na Discovery), gostaria de compartilhar algo que estou estudando como alternativa para uma alimentação mais sadia: A Raw Food (Aqui também chamada de Comida Viva). Achei um soft muito interessante, que oferece um entendimento melhor do assunto. O endereço para baixar é http://www.baixaja.com.br/downloads/Windows/Home-Hobby/Health-Nutrition/Raw-Food-Diet_47423_1.html . Sugiro também o site http://www.fitnessattitudes.com/raw.html, que apresenta muitos recursos sobre nutrição.
Quem sabe, algum dia, poderemos passar a nos alimentar somente desta comida saudável ?
- É, principalmente acompanhada de um bom churrasco de picanha!
Eu - Ei, não fui eu quem disse isso!
Gordo - É que eu já tinha visto esse episódio do tal "Chefe"!
Eu - Bem amigos acho melhor encerrar a postagem, pois depois de tudo o que eu falei, não quero desapontá-los agora. Então, até a próxima!
Gordo - Tchauzinho! Quer mais um sanduíche?

Nenhum comentário:

Postar um comentário