sábado, 5 de setembro de 2009

A Cina dos Gordos

Eu gostaria de colocar, de uma vez por todas, um ponto final no estigma de que todo gordo é produto de uma má educação alimentar, ou de uma fraqueza de caráter ou de uma maldição proferida por algum inimigo. É certo que algumas pessoas que tenham uma tendência genética para a obesidade aproveitam para extravasar todas as suas ansiedades na comida, fazendo depender assim das circunstâncias e não unicamente da inclinação biológica. O fato é que existe um fator preponderante neste caso, e ele não pode ser desprezado: A Leptina.
Segundo T. Stephens, no estudo "Ultradian oscillations of leptin secretion in humans",
"A leptina (do grego leptos= magro) é uma proteína composta por 167 aminoácidos, e possui uma estrutura semelhante às citosinas, do tipo interleucina 2 (IL-2), sendo produzida principalmente no tecido adiposo". Seu pico de liberação ocorre durante a noite e às primeiras horas da manhã, e sua meia-vida plasmática é de 30 minutos. É responsável pelo controle da ingestão alimentar, atuando em células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central. A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras. Ela é sintetizada também na glândula mamária, músculo esquelético, epitélio gástrico e trofoblasto placentário.
Portanto a deficiência de tal proteína determina a tendência biológica à obesidade.
Os estudos sobre o assunto são muito extensos e profundos, mas o mais importante é saber que muitos obesos (a maioria) têm uma deficiência na produção desta proteína, e independente de uma pessoa conseguir emagrecer, esta tendência continuará até a morte.
Uma vez entendido isto, sei que a única coisa que posso fazer é aprisionar meu Gordo numa corrente de condicionamento psíquico, que se perdurará até o fim da minha vida.
É lamentável dizer, mas para a maioria dos obesos que não tenham fé na transcendência, o Gordo interior só morrerá no dia da sua morte.


Se quiser conhecer melhor a ação da leptina, leia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário