quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Descontando em quem merece


Eu tinha tudo para descontar na comida, e não o fiz!Na verdade, eu sinto que assimilei, desde cedo, que a melhor opção para uma frustração é comer.Já bastava a tendência genética e o hábito adquirido, para me tornar um Gordo, mas, além disto, sucumbi à tentação de aliviar meus fracassos com a comida.Minha mente divagava sobre as expectativas da mudança do meu escritório, do Centro para Botafogo. Quantas coisas a considerar: A preparação do meu grupo (17 assessores de venda), a preparação da mudança, as novas condições a serem encontradas no novo escritório, as finalizações da infra-estrutura, as expectativas da direção e dos colegas do administrativo e atendimento ao cliente, a adaptação da equipe ao novo escritório, a condução da mudança dos equipamentos de escritório e materiais, a sensação de que estaríamos mais visíveis, mais cobráveis, mais vulneráveis a conflitos. Tudo isso me deixou ansioso e passei uma semana pensando em liberar geral. É o mecanismo da droga. A fissura vem quando vemos que estamos tendo que olhar no espelho e enxergar nossas deficiências e medos. E se tivesse que estabelecer um relato desta conversa interna, ela seria a seguinte:Eu - Só de parar para pensar no tanto de coisa que tenho que fazer esta semana, fico assustado!Gordo - Eu te ajudo, mas tem um preço.Eu - Por que tudo que você me oferece tem um preço?Gordo - Porque eu não me sinto motivado de barriga vazia.Eu - Mas eu posso conseguir me virar sozinho.Gordo - Não se eu ficar te lembrando como você é fraco.Eu - E quem disse que estou com medo de alguma coisa.Gordo - Eu não disse medo, eu disse fraco, mas veja como você já está na defensiva!Eu - Eu aprendi com o Dale Carnagie (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dale_Carnegie) , que às vezes temos que aceitar todas as conseqüências das nossas limitações, antes de começar a viver e superar os obstáculos.Gordo - Mas diz a verdade, um bom pedaço de pizza, quentinha, faz a gente esquecer os problemas.Eu - Tem gente que perde a fome quando tem problemas.Gordo - Mas você sabe que nós não somos assim. Na alegria, vamos comer! Na tristeza, vamos comer! (veja  o http://luciana.misura.org/2005/04/19/funeral-a-americana/  ). Na angustia, vamos comer! Comer é o melhor remédio pra tudo!Eu - Era Gordo! Era! Agora eu tenho uma satisfação melhor - É ver você fazendo esse papel de esfomeado de terceiro mundo, enquanto eu sigo em frente. Já foi tempo em que eu te via como amigo, mas agora eu sei que estava dormindo com o inimigo.Gordo - Não tem problema não, eu vou repetir o tempo todo que você é um incapaz, um complexado, um desorganizado, um irresponsável, etc.Eu - Ha, ha, ha. Eu sei o que eu sou meu chapa. E mesmo que eu fosse tudo isso aí, e daí? Seria pior se eu fosse um "Gordo" incapaz, complexado, desorganizado e irresponsável.Gordo - Arrrg! Preciso urgente de uma bomba de chocolate! Socorro! Me tirem de dentro desse cara!!!!Terminei a semana ileso, sem ganhar um grama, ao contrário, perdi alguns. Estou lidando com as fontes que desencadeavam meu apetite irrefreado, não é fácil, mas quanto mais eu compreendo o "Gordo", mais eu compreendo como mudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário