quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ser ou não Ser Gordo


Um conflito interminável, é a racionalização do ser, ou não ser Gordo. Talvez a dúvida Shakespeariana fosse menos atormentante, pois considerava o todo existencial. Mas no meu caso, reflete um conflito de interesses entre as partes do mesmo ser. Isto quer dizer que, mais que a razão da existência, tenho que julgar as vantagens da coexistência. Por isso resolvi chamar o Gordo a uma disputa argumentativa, que reflete nosso conflito coexistencial.
Gordo - Não dá nem pra comparar, decididamente ser Gordo é uma grande vantagem.
Eu - Não é de admirar que você ache interessante fazer "Pretzels" (http://www.mrpretzels.com.br/), quando a coisa está preta aqui em casa (Final do mês). Barato, calórico, mas engorda até a orelha.
Gordo - Mas quando você decide reprimir este desejo, sente que uma sensação desagradável invade a sua mente e coração. É como se estivesse sendo punido. Logo você, uma pessoa boa, e merecedora de alguns momentos de prazer. Depois de uma semana atribulada, com tantos sacrifícios profissionais. Nós merecíamos uma "recompensa".
Eu - O que adianta uma "recompensa" que se torna um castigo mais tarde. Eu já não consigo nem caminhar no bosque da freguesia (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=pretzels&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl), que fica ao lado do nosso condomínio, porque minhas pernas doem, e ficam dormentes.
Gordo - Mais isso não é da obesidade, é da hérnia de disco que você conseguiu caindo daquele cavalo.
Eu - Nem lembra isso, mas não é bem assim! O peso, influencia na minha dor. Quando estava com 110 kg eu não sentia nada de dor e corria o bairro inteiro.
Gordo - É psicossomático! Você acredita que pode, você faz!
Eu - Se eu fizesse isso agora, teria um infarto.
Gordo - Vejo tantos Gordos piores por aí, eu não acho que seria assim tão mal!
Eu - Ver um pior desgraçado sempre conforta o desgraçado comum. Você se lembra quando fomos à reunião do grupo de preparação para a cirurgia de redução do estômago (Bariátrica)?
Gordo - Lembro! Lembro que nós éramos verdadeiros modelos fotográficos, em comparação com aqueles coitados que precisavam de duas cadeiras para se assentar. Eles só podiam ir de um em um no elevador. E nós fomos com um, e quase morremos sufocados. Fomos os únicos que passamos pela porta do auditório de frente, e não de lado. Nos sentimos absolutamente saudáveis naquele dia.
Eu - Mas nos ônibus, já estamos ocupando 20% da poltrona alheia! E já reparou que nossa poltrona ao lado é quase a última a ser preenchida, e geralmente são velhinhas e gays!
Gordo - Porque eu não sou tão preconceituoso quanto você?
Eu - Preconceituoso? Eu nunca vi gay viajar acordado, eles dormem e se esparramam pra cima da gente!
Gordo - Você precisa ter mente mais aberta!
Eu - Só faltava essa! Descobrir que meu Gordo é Bi!
Gordo - Qual é Mané? Não é nada disso! Eu só acho que não é por causa de ser Gordo que devemos ficar alheios aos problemas sociais.
Eu - Você já andou de ônibus urbano comum, com poltrona de "bracinho", e sabe que muitas vezes as pessoas preferem ficar de pé, a se apertar no espaço minúsculo restante. Algumas delas têm medo de ter uma lesão no fígado.
Gordo - Pense na vantagem de não sentir frio, com toda nossa capa extra de gordura biotérmica.
Eu - Mas em compensação o calor nos atormenta. E o suor, é insuportável! Já notou como as pessoas torcem a cara para gente suada?
Gordo - Mais um preconceito social!
Eu - Mas me incomoda! Não agüento mais aquela perguntinha: Ta chovendo lá fora? Dá vontade de dizer: Não, estava consolando a sua mãe, pelo filho que ela vai perder!
Gordo - A verdade é que somos mais simpáticos assim, e eu vou provar qualquer dia que o bom humor das pessoas gordas é essencial para a alegria do planeta! Veja o Jô Soares!
Eu - Eu não ganho tanto quanto o Jô, e talvez ele não seja gordo porque quer!
Gordo - O que é isso? Se ele emagrecer vai perder toda a sua graça!
Eu - Qualquer apresentador, se mudar muito o seu look, pode não agradar!
Gordo - Mas diz a verdade, o Jô assim é engraçadinho!
Eu - A tua mãe assim também é engraçadinha!
Gordo - Vai começar a engrossar né? Não tem espírito esportivo como nós, os gordos?
Eu - A verdade é que eu não to nem aí para quem eu vou me tornar quando emagrecer, o que eu quero é me livrar de você!
Gordo - Magoei!
Eu - Não vem com estas técnicas de chantagem emocional.
Gordo - Perdi até a fome!
Eu - Valeu! Assim é melhor!
Gordo - Brincadeirinha! Eu não falei que gordo tem espírito brincalhão!
Eu - Chega, tenho mais o que fazer, e vê se não me incomoda mais hoje.
Gordo - Ta quase na hora do almoço!
Eu - Ai, Ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário