sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um Tapinha não Doi


Uma grande armadilha criada pelo Gordo é estimular a valorização da "Comida Natural" ou "Integral" ou "Orgânica" e até a "Raw". Todos estes nomes supõem saúde. E é verdade! Porém é importante entendermos uma coisa - Alguns alimentos possuem grande potencial calórico, independente de serem saudáveis ou não. Se houver descuido, acabamos trocando seis por meia dúzia, quando pensamos que estamos contribuindo com a perda de peso, e às vezes é pior, acabamos engordando.
Passei uma semana de peso estável, sem perder nada, em função de alguns alimentos "saudáveis". Fiz alguns pratos diferentes e sei que houve influência do gordo em alguns deles.
Por exemplo: Risoto de Raris 7 Cereais - uma combinação deliciosa de Arroz integral, entre outros, que eu preparei com curry, alho, azeite, azeitona e ao final acrescentei um molho inteiro de bertalha (segundo a minha pesquisa é mais certo que bertalia). Ficou delicioso!
Outra iguaria que eu preparei foi Almôndegas de Quinoa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinoa). São bolinhos de um cereal, originário do Peru, que eu preparei para ser servidos com um molho a base de azeite, alho, tomate, manjericão, e pimenta calabresa.
Fiz uma pasta de ricota com ervas, para ser servida com torradas de pão integral.
E por fim, a traficante de Guloseimas da D. Neusa, a Heidi, me apresentou os pastéis de forno pré-cozidos, de farinha integral e recheio de berinjela, ricota com cenoura ou espinafre, além do já conhecido bolo de banana, com farinha integral, castanha do Pará, damasco, linhaça, e outros cereais.
Em resumo, o grande perigo da ingestão de muitas calorias, oriundas dos produtos integrais, está na quantidade ingerida. Independentemente de ser saudável há a necessidade de uma vigilância redobrada. Pelo efeito "um tapinha não dói", acabamos superestimando a boa intenção desta culinária e pecamos por esquecer-mos do seu poder calórico, que pode ser até maior do que algo mais industrializado.
Como sempre, meu lema é focar nas estratégias do "Gordo", e este mito da comida "boazinha" está "detonado"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário